quinta-feira, 28 de junho de 2012

Sobre comer e amar

É consenso que até seis meses de idade a alimentação fundamental do bebê seja apenas o leite materno. Nessa fase o bebê não necessita nem de água. Tudo que for importante para o desenvolvimento do bebê está ali no leitinho materno. No entanto há ainda muita confusão sobre esse tema, e vale a pena esclarecer alguns pontos:

 Não existe leite fraco. Tem gente que corre pra introduzir fórmulas para o bebê, na ilusão de que as tais fórmulas possam garantir ume melhor nutrição da criança.
Gente, salvo casos excepcionalíssimos (como enfermidade da mãe com uso de medicamentos perigosos para o bebê, mãe de gêmeos, mães portadoras de enfermidades infecciosas transmissíveis através do leite, etc) não ha necessidade de se introduzir fórmula, vitaminas ou nenhum outro tipo de aditivo na alimentação da criança.

♥ O bebê não vai ficar desidradatado se não tomar água. Todo líquido necessário para hidratar, nutrir e resguardar o bebê de inúmeras enfermidades está no leite materno.

♥ Tem muita gente que acha que após seis meses de amamentação o bebê não necessita mais de leite materno. Pois a Organização Mundial da Saúde discorda veementemente dessa afirmação. O ideal é amamentar o bebê até dois anos de idade. Seis meses é o mínimo do mínimo! Tem gente que para de amamentar pela preocupação de que o peito possa cair. Gente! Se amamentar direitinho, nas posições corretas, usar o sutiã de sustentação adequadamente, não cai coisa nenhuma. Na verdade após a amamentação meu corpo ficou muito mais bonita. O peito cresceu, eu emagreci, fiquei mais saudável, além do que, o orgulho de ser mãe e provedora da minha filha me deu um porte de rainha, mas se você já tinha uma predisposição a flacidez e seu corpo mudou muito depois da amamentação, então você precisa trabalhar a sua cabeça, de que esse sacrifício nao foi nada perto do bem estar que você está proporcionando ao seu filho, mas se a sua cabeça não se convence, então faz uma boa plástica e tá tudo resolvido! Não acho que ninguém tenha o direito deva patrulhar uma mãe com queda de auto-estima, não tá legal com seu corpo, faça o que tem que ser feito, mas depois do  tempo necessário para amamentar seu filho, interromper a amamentação por razões estéticas, isso sim é fora de questão para mim!

♥ Tem gente que acha que amamentar por muito tempo pode deixar o filho mole e mimado. Minha amiga France Marcoux sempre repete uma frase com veemência. "Amamentar não é só sobre comer. amamentação é sobre relacionamento. " E é isso minha gente.  A amamentação é um momento único de relacionamento entre mãe e filho. É um momento mágico de contemplação da vida, de criação de laços, estabelecimento de vínculos eternos. Não é só sobre comer, mas sobre comer e amar. Pense nisso, e não prive seu bebezinho dessa primeira experiência de amor incondicional tão profunda, que é um privilégio muito grande que só as mulheres possuem, e se puder inclua seu parceiro nisso. Se ela já amava seus seios por razões eróticas, vai amar muito mais porque ali está a fonte de alimentação da sua cria, a fonte de amor do ser humano que vocês fizeram juntos. O fruto de um amor materializado ali diante de vocês.

Por esse motivo eu procuro sempre fazer do momento da amamentação um momento sagrado, especial, mágico. Um momento de calma e tranquilidade onde encontramos a mais profunda paz e nosso bebê também. Claro que nem sempre isso é possível. Às vezes temos que amamentar no meio de uma viagem, no avião, no carro e trânsito (ou no ônibus), num intervalo rápido do horário de almoço correndo pro próximo turno de trabalho, mas enfim, mesmo em meio ao caos é possível encontrarmos momentos pacíficos para amamentar com amor. Seja sozinha com a Khadija, ou às vezes junto com meu companheiro, amamentar é um exercício de amor. Adoro cantar, acarinhar, fazer cafuné na bebê enquanto ela mama e me fita os olhos de maneira tão profunda. Se eu estiver amparada no ombro do meu amor é ainda melhor, mas nada no mundo paga a felicidade de ter a Khadija mamando enquanto faz carinho nos meus cabelos ou no meu rosto, e às vezes faz até uma micro pausa no mamar pra dizer..carinho, mamãe! carinho!

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário