sexta-feira, 29 de junho de 2012

Introduzindo sólidos

Bom, já que o post anterior foi sobre comer e amar, eu vou aproveitar e fazer um segundo post, na sequência para elucidar alguns pontos sobre como introduzir alimentos sólidos para o bebê. Vale ressaltar que eu não sou profissional da área de saúde, então o que vou postar aqui são as minhas experiências pessoais e bem sucedidas em matéria de alimentação para a minha bebê.

Pra começar, a dra Saulog, pediatra da Khadija nas Filipinas me deu dois conselhos cruciais, que certamente são responsáveis pela boa alimentação da Khadija até hoje.

No Brasil nós iniciamos a alimentação de sólidos com frutas. O argumento é de que com o sabor mais palatável das frutas, o bebê se alimenta com mais vontade. Nas Filipinas aprendi a fazer isso de forma diferente.

O primeiro alimento que a Khadija comeu foi papinha de farinha de arroz com leite materno.
Todo mundo sabe que arroz é um alimento básico na culinária asiática, então era de se esperar que a papinha de arroz fosse o primeiro alimento introduzido, mas a escolha não foi ao acaso. O arroz tem índices quase nulos de causa de alergia, mas a grande sacada foi fazer a papinha com leite materno.

O leite materno é o sabor MAIS palátavel que o bebê pode provar nessa fase. Já está acostumado ao sabor, gosta do sabor e é um gostinho que se associa a boas memórias, como o colo da mamãe, o carinho, o cheiro do peito (assim como certos sabores e aromas nos trazem boas lembranças, assim também é com os bebezinhos). Outra dica interessantíssima sobre os benefícios de se fazer as papinhas com leite materno é que geralmente, no início da alimentação sólida, os bebês enfrentam um pouco de prisão de ventre, já que o corpinho deles ainda não está acostumado a digerir sólidos, o leite materno que é um laxante natural ajuda a fazer essa transição sem traumas. Khadija praticamente não teve cólicas emuito menos prisão de ventre. Mais uma vez, o leite materno funciona como um néctar milagroso capaz de ajudar nossos bebês a superar mais uma etapa importante na vida.

Bom, depois da farinha de arroz, outros cereais são introduzidos. Até então o sabor principal dessas papinhas, ainda é o leite materno combinado com algum outro sabor menos importante. Depois disso começamos a introduzir outros vegetais como batata, cenoura, chuchu, maxuxo, mandioquinha, etc..tomemos cuidados com alimentos que provocam gases como brócolis, repolho e couve flor. Apesar de extremamente nutritivos, são o pesadelo de alguns bebês, então é necessário observar...se o bebê começar a apresentar cólicas ou desconfortos abdominais na administração desses alimentos, é melhor suspender. Espinafre, beterraba e couve por exemplo são tão nutritivos quanto e causam menos problemas digestivos, mas porque nao começamos com as frutas?

No Brasil somos aconselhadas a iniciar as papinhas sólidas com frutas sob o argumento de que por serem doces, facilitariam os bebês a se interessarem por seu sabor. Aqui na Ásia o conselho é justamente o oposto. Se começamos a introduzir os alimentos sólidos através das frutas, os pequenos vão ter menos interesse para experimentar outros alimentos como a batata e o espinafre por exemplo, que não são tão atrativos ao paladar infantil, então iniciando por esses alimentos, eles acabam criando interesse sem saber que logo ali adiante virão as saborosas frutinhas.

Nós fizemos isso com a Khadija e super funcionou! Ela adora brócolis, couve-flor e até ampalaya, que é um tipo de jiló multivitamínico, mega amargo! Ela pede no supermercado: Arvinha, mamãe! Arvinha!(arvorezinha - brocolis).  Depois do paladar dela estar super habituado com vegetais, franguinho moído e cereais, as frutas chegaram como um presente! Uma sobremesa! E foi uma experiência tão prazerosa que se você perguntar se ela prefere um chocolate ou uma melancia, ela vai escolher de longe a melancia!



Algumas dicas:
No início não misture alimentos, a não ser com o leite materno. Quando iniciar a administração de papinhas, sopinhas, etc, inicie com um único tipo de alimento: Quando der cenoura, é só cenoura, quando começar com chuchu, só chuchu e assim por diante, assim fica mais fácil de identificar possíveis alergias. Se você misturar tudo fica mais difícil de descobrir o que pode não estar sendo bem aceito pelo bebê.

Quando iniciar as papinhas mistas, guarde uma regrinha de boa nutrição para ajudar você a criar os alimentos para o seu bebê. Uma alimentação balanceada necessita de tubérculos (batatas, mandioquinha, batata doce etc), vegetais (espinafre, escarola, cenoura, brócolis, etc) e proteínas (carne, frango ou soja, se você tiver adotado uma alimentação vegetariana para seu filho).

♥ Eu entendo que vivemos dias de correria, muito trabalho, jornada tripla e batalha para ganhar o pão do dia a dia, mas se você puder aceitar um conselho, eu te digo: Nao alimente seu filho com papinhas industrializadas. Elas são cheias de sódio, conservantes, corantes e outras porcarias que não ajudarão em nada a saúde do seu filho. Não estou sendo radical e dizendo que você nunca poderá usar uma papinha ou outra em situações inusitadas. Se você vai viajar, pegar um avião ou uma longa estrada, se você estava exausta naquele dia e sacou do seu gabinete uma papinha de potinho, não se sinta culpada! Você não tem que ser uma super mulher ou uma mãe indefectível. O que estou dizendo é para você não usar esse tipo de alimento como base da alimentação do seu filho. Além de ser fraco em nutrientes essas papinhas são cheias e produtos artificiais que prejudicam a saúde de seu filho e até intereferem na boa absorção das vitaminas. Apesar de serem práticas, só devem ser usadas em último caso. Quando abrir uma papinha dessas, ela tem que ser usada em até no maximo 24 horas, mesmo se mantida sob refrigeração. 

♥ Se não tem jeito, você vai usar a papinha, atenção para dicas fundamentais: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA é responsável pelo controle de qualidade desses produtos, que devem conter seus ingredientes no rótulo. Em tese eles também necessitariam seguir normas internacionais de controle dietético, mas a verdade é que nem todas as marcas fornecem a quantidade de vitaminas da papinha, na embalagem. (bebe.com.br) mas uma coisa eu posso garantir, não há vitaminas tão boas quanto as vitaminas encontradas nos alimentos frescos. Melhor ainda se ao invés de você usar o liquidificador, você amassar os alimentos com um garfo ate atingirem a consistência desejada. Da trabalho, mas assim você preserva todas as fibras dos alimentos o que é muito importante para a digestão do seu bebê.

A seguir algumas receitas de papinhas sopas e sucos para os bebês  que estão sendo iniciados em alimentos sólidos. Algumas dessas receitas seguem atrativas e nutritivas para crianças de até um ano de idade, mas não se esqueça: Até um ano de idade, o principal alimento ainda é o leite materno



Papinhas salgadas

Polenta com mandioquinha
Cozinhe a mandioquinha com um pouquinho de sal, depois amasse e junte um pouquinho de manteiga e leite (prefira o materno), já no fogo. Junto fubá dissolvido no leite, mexo bem pra misturar, e cozinho como uma polenta normal. Para os maiores você pode servir com molho de tomates frescos, ou molho a bolonhesa, ou pura mesmo,cortada em pedacinhos! Pra bebês, é só fazer mais molinha, como uma papinha . E dá pra fazer com cenoura, brócolis, couve flor…(receita enviada pela Ana Paula para o site http://www.cozinhamaterna.com.br/)

Batata com couve-flor
Cozinhe duas batatas, dois raminhos de couve-flor, um pouco de cebola, alho e caldo de frango (use caldo natural, retirado de frango cozido bem temperadinho) até que os legumes estejam bem macios e a água tenha secado quase totalmente. Em seguida desligue o fogo, amase bem os legumes e junte uma colher rasa de manteiga. Fica muito bom! (receita enviada pela Karina para o site http://www.cozinhamaterna.com.br/)


Papinha de frango, mandioquinha, beterraba e escarola
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue 1 colher de chá de cebola picada e 2 colheres de sopa de frango cortado em cubos bem pequenininhos. Acrescente em seguida uma mandioquinha  pequena cortada em cubos e meia beterraba pequena cortada da mesma forma. Cubra com água. Tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte 2 colheres de sopa de  escarola picada e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.(http://www.bebe.com.br/ )


Papinha de carne, fubá, cenoura e couve
Ingredientes
Em uma panela, aqueça 1 colher de sobremesa de óleo vegetal e refogue 1 colher de chá de cebola picada cebola e 2 colheres de sopa de carne moída. Acrescente em seguida meia cenoura pequena picada em cubos e cubra com água. Tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Acrescente meia xícara de água fria filtrada e 2 colheres de sopa de fubá. Deixe cozinhar, sem parar de mexer até que o caldo fique encorpado. Junte 2 colheres de sopa de couve picada e cozinhe por mais 5 minutos. Se necessário, acrescente mais água. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva. (http://www.bebe.com.br/)


Papinha de frango, arroz, ervilha, ecnoura e espinafre
Em uma panela, aqueça  1 colher de sobremesa de óleo vegetal e refogue 1 colher de chá de cebola picada e duas colheres de sopa de frango cortado em cubos bem pequenos. Acrescente em seguida 1 colher de arroz cru lavado, 1 colher de sopa de ervilha fresca e meia cenoura pequena picada em cubos. Cubra com água. Tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte o espinafre e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva. (http://www.bebe.com.br/)



Papinhas doces

Papinha doce de manga
1 1/2 kg de mangas picadas
Coloque a manga picada em uma panela com um pouquinho de água. Leve a panela tampada ao fogo baixo, e deixe cozinhar até a manga amolecer.
Amasse com um garfo até obter um purê.

Papinha doce de maçã 6 maças sem casca e sem sementes, picadas
Depois de descascar as maçãs e retirar as sementes, corte-as em fatias. Numa panela, leve as maçãs com um pouquinho de água ao fogo brando.
Tampe a panela e cozinhe até ficarem macias.
Amasse com um garfo até obter um purê.
Papinha doce de ameixa e maçã

Papinha de maçã com ameixa
6 maçãs sem casca e sem sementes, picadas
1 xícara de ameixa preta seca
Em uma panela leve as maçãs com um pouquinho de água ao fogo brando, até amolecerem. Amasse com um garfo até obter um purê.  Enquanto isso leve as ameixas pretas com 1 xícara de água ao fogo brando, até amolecerem também. Retire os caroços e passe a polpa pela peneira. Misture ao purê de maçã.

Papinha doce de pêra 7 pêras
Descasque e pique as pêras.
Numa panela, coloque a pêra e um pouquinho de água e leve ao fogo brando, com a panela tampada, até amolecer. Amasse com um garfo até obter um purê.

Papinha doce de caqui 6 caquis, sem a casca .
1 colher (chá) de fécula de batata.
Passe os caquis por uma peneira. Misture o purê de caqui com a fécula de batata.
(todas as receitas de papinha doce são do site http://www.e-familynet.com/)

ps: Essas receitas originalmente continham mel em sua composição, no entanto o uso de mel é contra indicado para crianças com menos de um ano, portanto eu retirei o mel das receitas apresentadas. Se seu bebê tiver mais de um ano você poderá acrescentar uma colher de sopa de mel a cada uma dessas receitas, mas se seu bebê for menor de um ano, não se preocupa que o açúcar contido na fruta é suficientemente delicioso e muito saudável.

Sopas

Sopa de aveia
Cozinhe 1 cenoura média e umamandioquinha de tamanho médio em um pouco de água. Amasse os legumes com o garfo e acrescente uma xícara de caldo de frango, 1 colher de sobremesa de cebola picada uma pitada de sal. Leve ao fogo baixo e acrescente 2 colheres de sopa de farinha de aveia, 1 colher de sobremesa de margarina e 1 colher de sopa de salsinha picada. Mexa bem até ferver. (http://www.sertaozinho.com/)

Sopa de abóbora com frango
Em uma panela média, coloque 50 g de peito de frango cortado em cubos, 1 xícara de chá de abóbora em cubos, meia xícara de folhas de espinafre, 1 colher de sopa de cebola picada e 1 colher de sopa de salsa picada também. Adicione meio litro de água fria e leve ao fogo baixo por cerca de 40 minutos ou até que os ingredientes fiquem macios. Retire do fogo e adicione 1 colher de chá de azeite. Passe por uma peneira fina e acrescente o Cereal Infantil. Mexa bem e sirva a seguir.
Se o bebê já tiver dentinhos, amasse os legumes da sopa com um garfo e pique bem miúdo o frango para conseguir uma sopa com mais textura. (
http://www.sertazonho.com/)

Sopa de feijão
Passe 2 xícaras de feijão cozido e temperado no liquidificador. Leve ao fogo com água, uma pitada de sal e 1 dente de alho picado. Junte 1 xícara de macarrão tipo cabelinho de anjo cozido e algumas folhas de espinafre picado e cru. Deixe no fogo por alguns minutos, até o espinafre ficar molinho. Sirva a seguir.
Dica: O feijão pode ser substituído por lentilha ou ervilha. Já o espinafre pode ser trocado por brócolis ou acelga. (
http://www.sertaozinho.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário